Na grande maioria dos casos os cabelos crescem 1 cm há cada mês, entretanto existem fatores que podem ajudar e ativar esse crescimento. Um deles é garantir em nossa alimentação todos os nutrientes que o corpo precisa para formar os fios e melhorar a circulação sanguínea local. Tais cuidados ajudam na potencialização do crescimento dos cabelos e faz com que os fios cresçam um pouco mais do que 1 cm por mês. Além de ficarem mais fortes e bonitos.

 

A saúde capilar deve começar de dentro para fora, ter uma alimentação equilibrada e saudável, além controlar hábitos como o cigarro e o excesso de bebidas alcoólicas, ajudam a melhorar a saúde geral do organismo e isso não deixaria de ser diferente na pele e nos cabelos. Opte por incluir muitas frutas, verduras e legumes na sua dieta diária, além de caprichar na ingestão de água. Proteína, ferro, cálcio, selênio, Zinco, vitaminas do complexo B e vitamina C são essenciais para a saúde dos cabelos.

 

Alimentos que ajudam o cabelo crescer

 

Veja as melhores fontes para obter os nutrientes necessários e manter os cabelos sempre lindos e em constante crescimento:

 

Ovo: Alimento extremamente rico em proteínas e de baixo custo. Muito fácil de adquirir e pode ser consumido, cozido, frito ou batido em forma de omeletes;

Rúcula: Vegetal rico em ferro. Fácil de ser encontrado em feiras abertas e supermercados. Habitualmente consumido em saladas refrescantes;

Leite: Bebida popular de fácil acesso e baixo custo. Fonte extremamente rica em cálcio;

Castanha do Pará: Produto oleaginoso rico em selênio e vitaminas do complexo B;

Ostra: Espécie de molusco rica em quantidades de Zinco. Pode ser encontrada em feiras abertas e supermercados. Seu consumo é versátil, podendo ser utilizado em diversos tipos de pratos quentes ou frios;

Fígado bovino: Possui baixo custo e autos níveis de vitaminas do complexo B e proteínas;

Laranja: Fruta rica em vitamina C. Grande estimulador da produção de colágeno, não só para os cabelos, mas também para pele e unhas;

Carnes vermelhas e brancas: Possui um mix de todos os nutrientes citados, mas seu consumo isolado não dispensa o consumo dos demais alimentos.

 

Cuidados que devem ser tomados

 

Fatores externos também prejudicam o bom desenvolvimento e crescimentos dos fios. Abafar o couro cabeludo não só atrapalha a qualidade deles, mas também pode ocasionar queda e aparecimento de fungos. Isso desencadeia a descamação e o entupimento dos poros do couro cabeludo, impedindo o fio de sair.

 

Deixe sua cabeça respirar. Durante a lavagem dos fios, deve-se fazer uma boa massagem em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Esta ação aumenta a circulação sanguínea local e favorece o crescimento dos cabelos.

 

Para quem não tem o costume ou necessidade de lavar os cabelos todos os dias, o ideal é penteá-los durante alguns minutos diários, preferencialmente a noite. Este hábito também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e promove o alongamento constante dos fios.

 

Relacionados