A coloração e os diversos tipos de alisamento estão em alta no mundo das mulheres. Porém, com o tempo estes métodos podem ir além dos resultados esperados e mudar completamente a estrutura dos fios de cabelo, deixando-os mais finos.

 

O fator principal para o afinamento dos fios é o formol. Ele deixa os fios lisos e esteticamente mais bonitos e brilhosos por fora, mas reduz drasticamente a água e as proteínas essenciais para saúde dos cabelos. É importante lembrar também que em excesso, as químicas como relaxamento e descoloração, quebram e afinam os fios de cabelo.

 

Quem quer fugir do formol pode optar pela carbocisteína. Que alisa gradativamente e reduz o volume em até 90% sem afinar os fios. Ela sela a cutícula dos fios, reconstrói a fibra capilar, reduz o frizz, hidrata e dá brilho aos cabelos. Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, sem deixá-lo totalmente liso. E os cabelos ficam com um movimento natural sem causar seu afinamento.

 

coloracao-e-alisamento

 

Outra opção muito usada e recomendada é o botox capilar. Ele tem como principal objetivo agir no interior da fibra, permitindo uma completa reconstrução capilar e permitindo ao cabelo recuperar todos os nutrientes perdidos. É assim que age o botox capilar ao devolver para os fios os lipídios, ceramidas, colágeno e elastina, além da queratina. Perdidos em tratamentos químicos e outros tipos de agressão aos cabelos.

 

Já para mulheres que têm cabelos mais soltos ou lisos e fazem uso de tintura e descolorações, como resultado os fios podem perder até 14% de diâmetro após a aplicação de químicas. Desta forma ficarão mais ralos e quebradiços. Essa dica vale principalmente para quem é refém das famosas luzes e mechas. Uma ótima opção para quem tem cabelos loiro escuro e médio, é optar pelo clareamento através da Loção Louro Natural INTEA®, que clareia naturalmente sem agredir os fios até 3 tons do cabelo.

Para saber mais leia nosso post Como conseguir o Loiro Perfeito através da Camomila!

 

camomila-intea

 

Nutrientes que não podemos esquecer

 

A descoloração remove todo pigmento do cabelo e também todos seus nutrientes. Não terá afinamento no cabelo com uma ou duas descolorações anuais, entretanto se este processo for constante automaticamente haverá o afinamento dos fios de cabelo.

 

Se o seu cabelo já está fino devido o abuso sucessivo de produtos químicos, chegou a hora de tomar cuidados redobrados nas químicas daqui por diante, vamos às dicas para melhorar o diâmetro e a saúde dos fios.

 

Vitaminas

Vitaminas A, B, D e especialmente a vitamina E são essenciais para engrossar o fio de cabelo. A concentração dessas vitaminas no organismo aumenta a produção de novos fios de cabelo deixando o couro cabeludo mais saudável e mais resistente ao uso de produtos e procedimentos químicos;

 

Óleos vegetais

Os óleos vegetais são poderosos nutrientes para os cabelos. No caso de alguns com mais gorduras monoinsaturadas podem engrossar o cabelo chegando até o córtex e agindo diretamente no desgaste da fibra capilar. Entre eles os mais poderosos são: azeite de oliva, óleo de coco e o óleo de argan;

 

Queratina

A queratina é vida. Principalmente para quem tem progressivas ou cabelos descoloridos. A queratina tem afinidade direta com a fibra capilar. E pode ser usada até duas vezes na semana nos casos de cabelos muitos danificados ou muito finos. Sendo fundamental usar a dosagem correta para não ter problemas de endurecimento dos fios;

 

Proteínas

As proteínas obtidas nos ovos são puras. Sua função no organismo é diretamente a manutenção e crescimento de novas células e tecidos que vão desde tecidos musculares até os tecidos capilares. Este é considerado um dos alimentos mais completos e de fácil acesso a todas as classes.

 

No caso de pessoas idosas o afinamento dos fios de cabelo é normal. Com o passar do tempo os cabelos ficam mais fracos e menos densos. E isso se dá ao fato da despigmentação natural, perda de proteínas e baixa produção de massa capilar.

 

Evite o uso contínuo de produtos químicos de maneira desequilibrada. Opte pelo uso de produtos naturais.

 

Relacionados