Embora muitas pessoas tenham nascido com uma determinada tonalidade dos cabelos, isso não significa que não haverá mudanças ao longo da vida. Muito pelo contrário, os cabelos mudam diversas vezes durante nossa vida. Tais mudanças ocorrem devido à produção de melanina que se divide em dois tipos: eumelanina e feomelanina. Estes são pigmentos produzidos pelos melanócitos, que nada mais são do que células localizadas na camada inferior da pele, nos cabelos, nos olhos e em regiões internas do nosso corpo. Os bebês têm menos melanócitos, mas à medida que eles crescem e se expõem ao sol, a produção dessas células é aumentada pelo organismo. Assim dando mais intensidade à coloração dos cabelos, olhos e pele.

 

Como funciona a pigmentação dos cabelos

 

A diferença entre os pigmentos

 

A eumelanina é dominante, encontrada em grande quantidade nos cabelos com tons que variam do marrom claro ao preto. Essas variações de cores exigem uma produção maior de pigmentos. Já no caso das loiras, a eumelanina é produzida em menor quantidade, causando menos pigmentação aos cabelos e automaticamente deixando-os mais claros. Para quem é ruivo a produção de feomelanina é extremamente grande. Ela é a responsável pelos cabelos que variam de tons alaranjados aos tons avermelhados. Entretanto esses tipos peculiares de cores podem ser mais evidentes em europeus e norte-americanos. Porém, a porcentagem de pessoas ruivas é muito pequena, cerca de 3% apenas.

 

A quantidade de pigmentos age como um medidor de tonalidade dos fios mais escuros até os mais claros. Ou seja, funciona como uma cartela com várias cores em suas paletas, realizando uma mistura entre a eumelanina e a feomelanina. Obviamente não podemos escolher o tom natural, porque já está descrito no D.N.A de cada um de nós. Tendo como fatores determinantes a região em que cada pessoa vive, seu estilo de vida, sua alimentação e fundamentalmente sua herança genética.

 

Atualmente escolher a cor desejada para seus cabelos é mais fácil do que você possa imaginar. Existem várias técnicas e salões de beleza especializados em coloração e pré-pigmentação. Esse tipo de profissional poderá dar toda assistência na escolha do tom e mudar seu visual em apenas algumas horas, sem sofrimento e sem dor.

 

E para quem quer apenas clarear os cabelos de forma natural, gradativa e saudável pode se beneficiar com o Kit Reflexos Louros Camomila INTEA®. Composto por Shampoo e Condicionador, Loção Clareadora e Máscara. Uma combinação perfeita para clarear ou apenas manter os tons dos cabelos claros, mechas ou reflexos.

Veja nosso post: Como conseguir o loiro perfeito

 

Kit Louro Natural Intea

 

Não importa a tonalidade dos cabelos, sejam claros ou escuros, todos devem receber proteção contra raios UV. Afinal todos os fios são compostos por uma mistura dos dois tipos de pigmentos. Quanto mais claro for o cabelo maior será a necessidade de tal proteção. Porém, ter cabelos escuros não anula esta necessidade.

 

Relacionados