Hoje é muito comum encontrar pessoas que sofram ou já tenham sofrido com queda de cabelos. Quando lavamos ou penteamos os cabelos, é normal ocorrer a perda de cerca de 100 fios por dia, mas quando essa quantidade aumenta devemos verificar a causa.

 

Algumas causas de queda dos cabelos pode ser apenas temporária, não sendo necessária tanta preocupação, outras podem estar relacionadas a alimentação inadequada, alterações hormonais, estresse e uso excessivo de medicamentos ou pode ser decorrente de causas genéticas.  Por isso o ideal é sempre procurar orientação de um especialista!

 

Nossos cabelos normalmente tem um ciclo, e passam por fases de crescimento e de repouso. Os fios vivem uma etapa específica, sendo ela 85% no período de crescimento e 15% no período de repouso, o que significa que temos sempre mais cabelos crescendo do que caindo. No caso de doenças eles podem afinar ou cair, por isso fique atento se houver um aumento significativo da quantidade de fios que caem.

 

Como prevenir queda de cabelos

 

Agora que já sabemos quais são as causas que potencializam a queda de cabelos e já sabemos como funciona o ciclo de vida dos fios, podemos esclarecer algumas dúvidas e nos prevenir deste pesadelo:

 

• Os cabelos podem ser lavados com água quente?

Não, pois o processo de superaquecimento causa sérios danos aos fios, aumenta a oleosidade do couro cabeludo e deixa os cabelos mais secos.

 

• Devo tomar cuidados especiais ao escovar os cabelos?

Sempre! A escovação dos cabelos deve ser realizada com escovas de cerdas naturais, isso ajudará a dar mais brilho aos seus cabelos e não prejudicará seu couro cabeludo, no entanto os melhores horários são antes do banho e ao acordar, isso fará que os fios não fiquem com nó e se quebrem facilmente.

 

• O uso frequente de produtos químicos aumenta a queda dos cabelos?

O uso frequente de produtos químicos diminui a força dos fios devido à perda de queratina (proteína fibrosa que constitui os fios do cabelo), os fios ficam menos densos, então não abuse das químicas, opte pelos produtos naturais ou menos agressivos à saúde dos seus cabelos.

Veja nosso post: Como conseguir o loiro perfeito

 

• Uso frequente de bonés pode acelerar a queda de cabelos?

Sim, mas essa aceleração poderá ocorrer se a pessoa tiver algum tipo de doença pré-existente como exemplo: Dermatite seborreica.

 

• Posso dormir com os cabelos molhados?

Não, pois o cabelo se torna alvo de proliferação de fungos, o ideal é lavar os cabelos horas antes de dormir ou secar com secador em temperatura branda.

 

Agora que já temos essas informações importantíssimas podemos manter a beleza e naturalidade dos nossos cabelos, optando sempre pelos melhores métodos e com certeza mais simples.

 

Relacionados