O cronograma capilar é basicamente uma rotina de cuidados com os cabelos de todos os tipos. Nutrição, reconstrução e hidratação são os processos principais para formação de um bom cronograma capilar.

 

Um cronograma capilar é uma espécie de agenda para o seu cabelo. Onde você deverá anotar as referências de quando hidratar, reconstruir e nutrir os seus fios. Claro que isso tudo dependerá das necessidades de cada pessoa. E podendo ser realizado para melhorar a manutenção das cutículas, diminuir ou cessar o aparecimento de pontas duplas, etc. São tratamentos que envolvem processos de reposição de massa, de oleosidade natural e de hidratação dos fios. Dos quais o conjunto de cada tipo de tratamento resume-se ao cronograma capilar.

 

Qual a necessidade do cronograma capilar?

 

A necessidade em fazer este programa vem normalmente quando o cabelo precisa de um cuidado extra. Mas pode ser feito por quem está com os cabelos bem cuidados também. Isso não impede que um bom cabelo se transforme em um excelente cabelo.

 

Embora o cronograma capilar sirva para repor nutrientes que os cabelos perdem devido aos fatores externos como, poluição, água quente, secador, chapinha e abuso de produtos químicos, ele também pode ser feito para quem quer acelerar o processo de crescimento dos cabelos.

 

Estes procedimentos geralmente são realizados e medidos em um período de quatro semanas, com intervalos de um dia entre a aplicação de cada produto. Estes revezarão entre máscaras capilares com três finalidades: Hidratar, nutrir e reconstruir os fios de cabelo, não necessariamente nesta ordem. O ordenamento do uso dos produtos será feito de acordo com as necessidades já citadas.

 

cronograma-capilar

 

Os procedimentos devem ser feitos preferencialmente as segundas, quartas e sextas feiras. Para facilitar suas anotações e medir o desempenho de seus cabelos após o tratamento.

 

É importante também você prestar bastante atenção nas máscaras que irá usar. Se elas são para hidratação, nutrição ou reconstrução dos fios. Por exemplo, produtos para hidratar os fios geralmente contêm substâncias como vitaminas, aloe vera e pantenol. Já os produtos para nutrir podem conter em sua formulação, óleos essenciais como manteiga de karité e cacau. E os produtos para reconstrução contém queratina, arginina, proteínas e colágeno.

 

O passo a passo do cronograma capilar deve ser feito três vezes por semana. Entretanto, para quem lava os cabelos todos os dias, deverá seguir a tabela abaixo. E nos dias de descanso, deverá usar somente shampoo e condicionadores para cabelos normais.

 

cronograma-capilar-oficial-como-funciona

 

Faça essa experiência e sinta a diferença em seus cabelos, potencialize os resultados e mude o seu nível de qualidade capilar. Pois é rápido e fácil de fazer, basta apenas ter paciência e seguir nosso passo a passo.

 

Relacionados