A falta de cuidados com o couro cabeludo podem causar caspa, descamação, oleosidade em excesso e até prejudicar a nutrição dos cabelos. Para ter cabelos bonitos e sedosos, não basta tratar apenas os fios. O tratamento de um cabelo forte e saudável começa na raiz, pois é ela quem define como os fios se comportam. Sendo mais ou menos rebeldes, garantem o brilho dos cabelos e principalmente um crescimento saudável.

 

Cuidados com o couro cabeludo

 

Cuidados a serem tomados

 

Seguem alguns cuidados necessários para garantir raízes saudáveis, cabelos mais fortes e mais resistentes à queda e à quebra:

 

Um dos mais importantes passos para uma raiz saudável é nunca deixar os cabelos sujos por muito tempo. Cabelos oleosos podem ser lavados diariamente. Cabelos normais podem ter um intervalo de um dia e os secos podem ser limpos três vezes por semana. Mas claro, isso não é uma regra. Cada cabelo reage de uma forma, e por isso o ideal é testar e analisar os resultados.

 

Na hora de lavar deve-se tomar muito cuidado com a temperatura da água. A água muito quente estimula as glândulas sebáceas, resseca os cabelos agredindo a queratina e provoca a abertura das cutículas dos cabelos. E como resultado disso o cabelo quebra com mais facilidade. Nossa dica é sempre lavar com água morna e claro, se conseguir, água fria.

 

Enxágue bem os cabelos. O acúmulo de produtos na raiz dos cabelos pode entupir os poros do couro cabeludo, que é por onde os fios saem, prejudicando a nutrição dos fios. Evite ao máximo aplicar condicionadores e cremes diretamente na raiz.

 

A hidratação é também um poderoso aliado para quem sofre com o ressecamento no couro cabeludo e descamação, que pode ser causada principalmente pela queda de temperatura. Existem produtos específicos para hidratar o couro cabeludo sem deixá-los com o aspecto de ensebado e nem obstruir os poros. Vale lembrar que produtos que hidratam o couro cabeludo, não são os mesmos usados para a hidratação dos fios.

 

Mais algumas dicas

 

Abusar de produtos químicos podem detonar os fios e o mesmo perigo corre o couro cabeludo. Por se tratar de produtos que contém ácidos, podem queimar o couro cabeludo e gerar descamação. O ideal é que o profissional faça teste de sensibilidade antes de aplicar o produto e ter um intervalo maior entre os procedimentos. Se você quer ficar loira sem agredir os fios e usando produtos naturais, nossa sugestão é a Loção Louro Natural INTEA®, que clareia naturalmente até 3 tons dos cabelos.

Para saber mais veja nosso post: Como conseguir o loiro perfeito através da Camomilla!

 

Cuidados com o couro cabeludo

 

Quando usamos secador e chapinha protegemos os fios dos cabelos, mas e a proteção da raiz? Não existem produtos que possam atenuar o dano do calor excessivo por tais procedimentos no couro cabeludo. Por isso ao usar o secador o ideal é manter a distância de em média 15 centímetros da raiz, e no caso da chapinha não usar todos os dias.

 

A alimentação também é um forte aliado para a nutrição do couro cabeludo. Os fios são compostos por substâncias que adquirimos através da alimentação. Por isso uma dieta equilibrada é importante para que os nutrientes cheguem ao couro cabeludo, e como consequência disso cabelos fortes e saudáveis.

Para saber mais leia nosso post: Alimentos que ajudam no crescimento dos cabelos.

 

Relacionados