À noite, quando dormimos, as células descansam e reequilibram os estragos do dia a dia. Como os efeitos da poluição e do sol. É durante o sono que acontece a liberação de substâncias importantes para nosso corpo. As principais delas são os hormônios de crescimento GH (responsáveis pelo não envelhecimento celular) e a melatonina. Este último hormônio que é produzido durante a noite, pode se tornar escasso se as horas de sono nesse período não forem suficientes, o que está diretamente relacionado com a queda de cabelos.

 

A saúde da nossa pele e dos nossos cabelos está relacionada com uma boa noite de sono. Mulheres que dormem mal têm duas vezes mais chances de terem sinais de idade como linhas de expressão e rugas. Isso devido à redução da elasticidade da pele, à falta de pigmentação e à recuperação mais lenta dos efeitos do sol.

 

Como todas as outras partes do corpo, as células da pele também se recuperam durante o sono e trabalham enquanto estamos acordados. Por isso a grande importância do repouso para a pele. Ter uma boa qualidade de sono ajuda a proteger o sistema imunológico e prevenir doenças como gripes e resfriados. Além de ajudar a perder peso porque regula os hormônios que controlam o apetite. O sono também determina o humor, podendo ajudar a evitar ansiedade, estresse e depressão que resulta na queda de cabelos.

 

Segundo dados do Instituto do Sono, 63% da população adulta do país tem alguma queixa relacionada ao sono. Para muitos de nós dormir é quase um privilégio, portanto é realmente um assunto que merece nossa atenção.

 

dormir-bem-melhora-a-saude

 

Umas das causas mais importantes para conciliar o sono estão relacionadas com o estresse provocado pelo dia a dia agitado. E como não podemos controlar como será o trânsito, o dia em nosso ambiente de trabalho, o tamanho das filas nos bancos e outros fatores que fazem que o nível do nosso estresse aumente, devemos procurar alternativas para que tenhamos uma boa noite sono.

 

Algumas dicas que ajudarão nessa missão

 

1- Higienizar o rosto antes de dormir é meio caminho andado para manter a saúde da pele. Remova as impurezas, poluição e oleosidade. Poros entupidos aceleram o envelhecimento. O ideal é lavar o rosto todos os dias antes de dormir, e nunca dormir de maquiagem.

 

2- Procure sempre se alimentar três horas antes de deitar para que a digestão seja feita completamente antes de dormir. Opte por comer alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos. Durante o sono nosso metabolismo é mais lento.

 

3- Tente quatro horas antes de ir dormir não ingerir álcool, bebidas e alimentos com cafeína, como café e chocolate. Estes são estimulantes e com certeza acabarão atrapalhando seu sono.

 

4- Devemos tentar criar uma rotina no horário que vamos para a cama. Procure sempre dormir no mesmo horário, pois nosso metabolismo demora alguns dias para se acostumar com oscilações no horário de sono. Tente manter essa rotina até nos finais de semana.

 

5- A temperatura do quarto influência muito em nosso sono. Na fase mais profunda do sono a temperatura do corpo diminui, portanto o frio ou calor excessivos acabam fazendo com que você acorde no meio da madrugada. Opte por manter um equilíbrio na temperatura do ambiente.

 

6- Dica muito importante: Às vezes lutamos para pegar no sono e ficamos horas deitados na cama na esperança que ele venha. Isso com certeza só acabará te estressando ainda mais, portanto se não pegar no sono em 30 minutos, levante e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler. Isso ajudará a pegar no sono.

 

7- Outro fator muito importante é nossa alimentação. Existem em alguns alimentos uma substância chamada triptofano que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite. Ela aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como hormônio do bom humor. E pode ser encontrada em alimentos como carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados. E também em queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas. Além disso, uma boa opção também é o chá de camomila pois é altamente relaxante.

 

Investir em um sono reparador é a maneira ideal de garantir que o dia seguinte será produtivo e sem estresses. É importante manter uma rotina de sono equilibrada para o bem do seu organismo e da saúde da sua pele e dos cabelos.

Relacionados