Nossos cabelos passam por um processo capilar natural, que serve para proteger o couro cabeludo de fatores como o frio, chuva, calor, poluição e outros agentes externos.  O fio do nosso cabelo é formado por duas partes principais: a cutícula que é a camada mais externa e atua como uma parede de proteção para o interior do cabelo, e o córtex a maior parte do cabelo, tendo cerca de 80% constituído por um conjunto de fibras que dão elasticidade e a resistência a ruptura. Vamos entender agora o ciclo de nascimento, maturidade e queda dos fios de cabelo.

 

Fases dos fios de cabelo

 

As três fases dos fios de cabelo

 

A primeira delas chamada de fase anágena. É a etapa em que o bulbo capilar está em plena atividade. Ou seja, as células da raiz do fio crescem e se dividem continuamente. Bem parecidas a uma plantação, onde o comprimento do cabelo é aumentado. Essa etapa costuma durar de 2 a 7 anos, e os fios crescem em média 1 cm por mês. Esta é a fase em que a produção de fios de cabelo está em pleno funcionamento.

 

A etapa seguinte é a catágena. Nesta fase o fio de cabelo se prepara para entrar em descanso e seu crescimento é interrompido. O fio se desconecta da papila e a base do folículo começa a subir em direção à superfície da pele do couro cabeludo. Essa etapa normalmente dura de duas a quatro semanas, sendo a mais rápida. Pois serve apenas dar espaço aos novos fios que nascerão.

 

Na terceira e última fase, a telógena, o fio de cabelo está pronto para se desprender da raiz do couro cabeludo e por fim cair. Normalmente ele se solta do folículo quando o cabelo é lavado, escovado. Ou quando um novo fio começa a ser produzido e empurra o fio antigo para fora do couro cabeludo. Assim liberando o mesmo espaço na papila capilar para iniciar um novo processo no mesmo local.

 

Um fio que cai na fase que realmente deve cair não causa dor ao se desprender do couro cabeludo. E tem um bulbo arredondado, duro e seco na parte da raiz. Já os fios na fase de produção causam dor quando são arrancados e têm o bulbo macio e flexível. Às vezes com uma parte transparente e com aspecto gelatinoso que todos já devem ter visto ao arrancar um fio de cabelo pela raiz.

 

As três fases ocorrem simultaneamente, pois cada fio está em um determinado estágio. Nunca haverá a possibilidade de todos os fios estarem na mesma situação. É normal que as pessoas tenham em média 100 mil folículos no couro cabeludo. Dos quais 5% estão na 2ª fase, outros 10 a 15% estão na 3ª fase, e o restante, que representa a grande maioria dos fios encontram-se na 1ª fase. Ou seja, a grande maioria dos fios estão em constante crescimento e levarão anos para cair.

 

Estima-se uma perda normal em torno de 80 a 100 fios de cabelo por dia. Mas não se preocupe, pois isso não deixará falhas em sua cabeça. Pois quando um fio cai, outro fio novo já está em processo de produção. Entretanto essa estimativa de perda dependerá de fatores genéticos e estilo de vida de cada pessoa.

 

Relacionados