A hidratação é o mais importante dos cuidados que devemos ter com a pele. Quando saudável e hidratada nossa pele apresenta um aspecto brilhante e vivo, já uma pele desidratada, perde suas propriedades biológicas e principalmente estéticas. Além de deixar seu aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência a descamações e ressecamentos.

 

Uma pele ressecada e com seus níveis de hidratação baixos pode ter sua função de proteção comprometida. O resultado será uma pele mais frágil e sujeita a irritações. Já uma pele normal possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influenciar neste percentual, deixando a pele desprotegida.

 

Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação. O uso de produtos químicos, como sabonete que são compostos de ácidos graxos eliminam a gordura da pele, atingindo o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida.

 

pele-bem-hidratada

 

O próprio processo de envelhecimento natural do ser humano também diminui os níveis de água da pele. Por este motivo é comum que pessoas idosas tenham a pele mais seca ao comparar-se com pessoas mais novas. E isso explica um dos motivos pelos quais os bebes têm a pele aveludada e macia.

 

As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele causam o fotoenvelhecimento que também favorece à desidratação da pele. E algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele modificando sua hidratação natural e seu aspecto saudável.

 

Dicas e cuidados

 

Áreas com mais pelos, como por exemplo, o rosto, braços e o couro cabeludo, geralmente são mais oleosos. Entretanto por outro lado, locais mais enrugadas como joelhos e cotovelos costumam ser mais ressecados. Para evitar este tipo de situação é importante, ingerir bastante líquido. Aproximadamente 2 litros por dia, entre sucos naturais e água, e proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso sem proteção solar.

 

Hidratar a pele pode parecer apenas uma preocupação estética a princípio. Mas na verdade, a hidratação é importante também para a saúde. Quando bem hidratada, a pele exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções ou alterar os processos fisiológicos. Dê preferência a produtos que regulam o Ph natural da pele e com efeito calmante.

Leia nosso post Benefícios das rosas para sua pele.

 

São os níveis de água na pele que permitem combater ou atrasar a maioria dos processos fisiológicos que a deixam enfraquecidas. Como por exemplo a degradação do colágeno que resulta no surgimento de rugas. E a diminuição da elastina que provoca a perda de elasticidade, firmeza e regeneração celular. Além de ser a porta de entrada para o aparecimento das manchas.

 

Com todos esses cuidados com certeza a saúde da sua pele agradecerá!

 

Relacionados