Pontas secas, nunca mais! Saiba como driblar os efeitos nocivos da estação ao cabelo

Sol, maresia, cloro da piscina… esses são só alguns dos fatores que fazem do verão sinônimo de ressecamento dos fios e irritação do couro cabeludo. Mas, nem tudo está perdido. Além de produtos supertecnológicos para te ajudar a cuidar da saúde capilar, a hairstylist Bruna Nunes do Jacques Janine Jardins elencou três dicas infalíveis para você driblar os efeitos nocivos da estação. Confira:

1. Toda hidratação é pouco

Seja dentro do chuveiro ou no salão, apostar em uma boa hidratação dos fios é essencial para passar ilesa pelo verão. A radiação solar oxida as células das hastes capilares, fazendo com que a fibra perca proteína, o que causa desidratação e enfraquecimento do cabelo. Por isso, a reposição desses nutrientes é tão importante, para garantir força de crescimento e evitar quebras. Evitar água quente e estímulos de calor também é essencial.

2. Barreira protetora

Pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol, não se esqueça de enluvar os fios com protetores solar capilares. Abusar de barreiras físicas como chapéus de palha e lenços de seda ou cetim também ajuda a blindar os fios da exposição aos efeitos dos raios UV, que queimam profundamente o cabelo e couro cabeludo.

3. Com enxágue

Nunca deixar resíduos de cloro ou água salina é o primeiro passo para manter a saúde dos fios e couro cabeludo. Quando acumulados na superfície capilar, podem causar irritação, descamação e coceira na região. Esses atritos são capazes de prejudicar o bom crescimento do cabelo, por isso, tenha sempre no nécessaire shampoos e produtos anti-resíduos para uma limpeza profunda – e uma garrafa de água mineral para o enxágue imediato pós-mar!

verão