Quem tem cabelo oleoso sofre com as madeixas pesadas e sem movimento. Para tirar a oleosidade do cabelo e conquistar fios sedosos e soltos, siga nossas dicas

Mulheres com cabelo oleoso têm dificuldade para mantê-lo sedoso ao longo do dia. Hoje vamos ensinar truques de como acabar com a oleosidade do cabelo de uma vez por todas.

O cuidado começa na lavagem

Os cuidados devem começar na hora do banho, usando shampoo e condicionador desenvolvidos especificamente para cabelos oleosos. Na hora de lavar, é preciso massagear rapidamente o couro cabeludo com movimentos circulares feitos com as pontas dos dedos. Estimular demais a área só vai fazer com que as glândulas sebáceas produzam ainda mais óleo.

Segundo especialistas, o mais indicado é lavar o cabelo em dias alternados. Lavagens em excesso podem causar efeito rebote e fazer com que o couro cabeludo fique ainda mais oleoso. Se você sente que seu cabelo se adapta bem à rotina de limpeza diária, tudo bem – o importante é saber como ele se comporta.

Não abra mão do condicionador

Engana-se quem acredita que quem tem cabelo oleoso não pode usar condicionador. O produto é importante para selar as cutículas capilares e manter os nutrientes dentro do córtex, garantindo fios mais saudáveis. Aplique o condicionador apenas no comprimento dos fios. Nunca coloque-o perto do couro cabeludo. E enxágue muito bem o produto depois da aplicação.

Banho de água fria

Outra recomendação é tentar usar água fria na hora de lavar os fios. O calor aumenta a produção de óleo do couro cabeludo. Está certo que no inverno fica um pouco difícil de seguir essa recomendação, mas tente ao menos evitar água muito quente.  O tempo que o cabelo fica em contato com o jato de água também faz diferença. É aconselhável que a lavagem dure no máximo três minutos, para que não seja produzido óleo em excesso.

Folga para o secador

A alta temperatura também deve ser evitada depois do banho. Se for inevitável o uso de secadores ou chapinhas, após o uso, finalize com um jato frio do secador para garantir brilho e leveza aos fios. Quando usar o secador, deixe o aparelho a 15 centímetros de distância e procure não deixar o jato em direção ao couro cabeludo.

Outra dica é investir em produtos que protegem os fios de procedimentos térmicos. Quanto aos cremes, evite aplicar próximo à raiz, passando somente no comprimento.

Limpeza profunda com moderação

Mesmo usando os produtos indicados para seu tipo de cabelo, é aconselhável, uma vez por semana, aplicar um shampoo antirresíduos para uma limpeza mais profunda dos fios. Ideal para eliminar os resíduos que ficam acumulados no cabelo, como o de outros produtos e de fatores externos, como a poluição.

Só não caia na tentação de usar esse tipo de shampoo em todas as lavagens, pois seu organismo vai entender que está faltando oleosidade e produzir ainda mais. Esse é o chamado efeito rebote.

Cabelo oleoso precisa de hidratação, sim

A principal questão desse tipo de cabelo é quais produtos usar e como aplicá-los. Como a oleosidade fica concentrada na raiz, não se deve passar nenhum creme ali, exceto shampoo para limpar os fios. Quanto mais hidratado seu cabelo estiver mais fácil fica de cuidar.

Mãos ao alto

Um dos piores hábitos para quem tem cabelo oleoso é ficar passando as mãos nele ou escová-lo com frequência. Além de estimular a produção de óleo, levamos muitas impurezas que acumulam nos fios e no couro cabeludo.

Modeladores e finalizadores

Quem tem cabelo oleoso precisa aplicar pouca quantidade de creme para pentear e apenas se as pontas estiverem ressecadas. Finalizadores, como pomadas, ceras e sprays fixadores, devem ficar reservados somente para ocasiões especiais, quando você precisar que um penteado dure bastante tempo. No dia a dia, eles vão deixar as madeixas ainda mais pesadas.

Não durma com o cabelo molhado

Ninguém deveria dormir com o cabelo molhado, mas quem tem cabelo oleoso sofre ainda mais com esse hábito. O couro cabeludo úmido ajuda na proliferação de fungos e na absorção de impurezas, e a pessoa já acorda com o cabelo mais oleoso.

Cabelos Oleosos