Drible os efeitos do calor e mantenha os fios loiros poderosos no verão – da praia a piscina e do calçadão a cidade

Um grande dilema pra quem tem os fios descoloridos durante o verão são os probleminhas básicos que a água da piscina ou o calor em excesso causam na sua estrutura capilar – já ouviu falar do conhecido “cabelo verde” pós-mergulho, né? De acordo com especialistas, o sol e o cloro da piscina são os grandes inimigos das madeixas claras. O casamento dos dois pode ser fatal para os cabelos coloridos. Quando o produto químico não é removido dos fios logo após o contato, o calor do sol aquece o cabelo, fazendo com que ele dilate, causando o desbotamento e a perda de água ou ressecamento.

O couro cabeludo também é bastante prejudicado pelas altas temperaturas. Nesta época do ano há uma tendência maior ao aumento de suor, o que pode causar descamação e dermatite. Uma alternativa é o tratamento multivitaminas, solução completa para os fios e couro cabeludo, uma vez que limpa profundamente e devolve todas as vitaminas necessárias para a saúde capilar.

Os tratamentos à base de proteínas e ceramidas também são indicados nos dias com altas temperaturas. Além de reconstruírem os fios, eles geram uma camada protetora na fibra, preenchendo as cutículas, e assim, evitam uma maior absorção dos produtos químicos, como o próprio cloro da piscina. Fios coloridos ou loiros são mais porosos, por isso estão sujeitos a absorverem esse tipo de química.

No dia a dia, os xampus e condicionadores também podem fazer a diferença nos fios. O ideal é fugir dos produtos com PH muito alto, o que gera a dilatação da fibra – o cabelo irá absorver ainda mais o sal do mar, os raios de sol e o cloro da piscina. Cremes à base de proteína aliados ao primer capilar formam uma película protetora que reforça as fibras capilares, devolve o brilho, nutre e repara os danos na superfície dos fios.

Se o seu cabelo possui algum tratamento químico, é bom manter um spray hidratante com proteção UV sempre por perto, já que eles tendem a ressecar com ainda mais facilidade ao entrar em contato com os raios solares.

Outra dica que você deve adotar na sua rotina é evitar o contato direto dos fios com chapinha e secadores, pois eles ressecam a fibra capilar principalmente quando utilizados com o cabelo molhado. Se não conseguir evitar de usar o secador, use-o com, no mínimo, 30cm de distância do cabelo.

Cabelo verde?

O esverdeamento do cabelo pós-piscina tem uma explicação relacionada não somente ao cloro, mas aos produtos usados na limpeza da água. Muitas das químicas de higienização contém em sua fórmula uma substância chamada íon de cobre — o mesmo que compõe a Estátua da Liberdade, que é verde. Eles são utilizados para combater os musgos e, em contato com o calor, adotam um tom esverdeado, o mesmo que acaba indo parar nos fios loiros. Para evitar que isso aconteça, mantenha os fios protegidos por bons leave-ins e evite xampus de limpeza profunda. Mas, se não houver outro jeito, faça uma hidratação superintensiva na sequencia. Anotou?