Quem nunca se imaginou com o corte perfeito, com os tons da moda ou ainda mais, quem nunca pegou uma revista no salão de cabeleireiro para se basear em alguma modelo com os traços parecidos com os seus? Isso é extremamente normal, pois muitas pessoas não conseguem identificar exatamente qual é o seu tipo de rosto, para então decidir o corte que cairá melhor.

 

Para que os cortes de cabelo combinem mais com você é necessário saber exatamente qual é o seu tipo de rosto, mas isso não é uma tarefa muito fácil de fazer, porém existem alguns macetes que podem ajudar você a descobrir o seu tipo rosto sem a ajuda de um visagista profissional:

 

1. Em frente ao espelho, puxe todo seu cabelo para trás, isso ajudará você ver o contorno do seu rosto até o início da raiz dos cabelos;

2. Feito isso, observe a altura, largura da testa e a expressividade das sobrancelhas;

3. Observe também a maçã do rosto, altura e largura do queixo;

 

Tipos de rosto

 

Com as informações dessas três dicas você terá condições de saber se seu rosto é retangular, oval ou redondo. Veja cada particularidade destes três tipos de rostos:

 

Rosto retangular: Possui linhas mais retas nas regiões do queixo e testa, porem as maçãs do rosto não são tão evidentes;

Rosto oval: Possui curvas delicadas na região do queixo e a testa um pouco mais alta com boas evidências na maçã do rosto;

Rosto redondo: Possui curvas evidentes na maçã do rosto, queixo e testa com traços arredondados e menores.

 

Os cortes devem sempre seguir uma linha de contraste com alguns pontos chaves para cada tipo de rosto, essa técnica de visagismo será fundamental para dar o charme e todo o diferencial que você busca.

 

Rosto RetangularPara quem tem o tipo de rosto retangular, pode abusar de cortes repicados e mais volumosos em sua proporção total, este tipo de rosto também possibilita cortes em diferentes comprimentos, os estilos mais usuais são o Chanel e Chanel de bico um pouco abaixo da linha do queixo, esses dois cortes estão super na moda, tanto para cabelos totalmente lisos ou para cabelos com leve ondulação. Entretanto é primordial evitar cortes que acentuem os ângulos quadrados do rosto, como franjas curtas ou formatos retos. Evite cortes acima da linha do queixo, isso acentua os traços retos do rosto deixando-o ainda mais quadrado e sem muita expressividade.

 

 

Rosto OvalPara quem tem o tipo de rosto oval deve tomar o cuidado para não dar muito volume na parte de cima do corte e sim a partir das maçãs do rosto, isso fará com que a região mais fina do rosto se proporcionalize com a parte mais larga, que é na região da testa. Você pode também optar pelo corte desfiado, com fios caindo no rosto ou com franjas curtas e retas, outra opção é cortar os cabelos na altura do queixo ou em comprimento longo, reto ou em camadas, com o desfiado começando a partir da maçã do rosto ou um pouco mais abaixo desta medida. Evite dar muito volume para todo o cabelo, ele diminuirá a largura do rosto.

 

 

Rosto RedondoPara quem tem o rosto redondo os cortes mais indicados são os médios ou longos, as camadas devem começar na altura acima da linha do queixo, para modelar o rosto e assim criar mais volume, as franjas laterais desfiadas também chamadas de franjão são as melhores opções para afinar o rosto. Isso ajuda a disfarçar traços laterais grandes, pois transfere o volume ao topo da cabeça, dando maior equilíbrio ao visual. No entanto, evite a franja curta e cheia na altura das sobrancelhas, pois deixará seu rosto ainda mais redondo.

 

Outra dica super importante é escolher a tonalidade dos cabelos de acordo com o seu tom de pele e tipo de cabelo. Agora é só aproveitar e ficar linda!