Cachos são lindos e dão muitas oportunidades de penteados e looks interessantes. Para manter os fios sempre bonitos, hidratados e sem frizz, é necessário tomar alguns cuidados especiais. Pensando nisso, separamos sete dicas para cuidar de cabelos cacheados.

1. Conheça o tipo do cabelo

O primeiro objetivo para conquistar os cachos dos sonhos é conhecer bem o seu cabelo. A simples divisão entre liso, cacheado e crespo não é o suficiente, afinal, o formato dos fios pode variar bastante dentro desses tipos. Sem uma categorização mais detalhada, fica difícil encontrar os tratamentos e produtos certos para cada caso.

Para facilitar, foi criada uma categorização que separa todos os tipos de cabelo em uma escala de 1-4C. Nela, quanto maior o número, mais cacheado é o cabelo, enquanto as letras simbolizam o nível de ondulação. Entenda o que cada um quer dizer:

O tipo 1 é o cabelo liso, sem ondulações;

O tipo 2 são os fios ondulados:

2A é o cabelo levemente ondulado, com a raiz mais lisa e pouco volume;

2B é o cabelo ondulado com maior definição;

Já o 2C é o mais ondulado, se aproximando dos cachos;

O tipo 3 é o cabelo propriamente cacheado:

3A são os cachos com fios mais finos, com cachos abertos;

3B é o cabelo cacheado bem definido e menor;

3C são os fios grossos e com cachos mais fechados, se aproximando do cabelo crespo;

O tipo 4 é o cabelo crespo:

4A é bem próximo do 3C, porém com fios mais secos e grossos;

4B possui ondulações em formato de “Z” e é menos definido;

O 4C possui fios bem crespos, o que torna os cachos bastante fechados e quase imperceptíveis.

2. Aposte no cronograma capilar

Indicado para todos os tipos de cabelo, os cacheados podem apostar no cronograma capilar para garantir a saúde e beleza dos fios. A técnica se baseia em intercalar tratamentos de nutrição, hidratação e reconstrução.

A nutrição ajuda na proteção dos fios contra agressões do dia a dia, como sol e poluição, tratando as fibras capilares danificadas. É baseada em produtos que auxiliam na formação e reposição da camada lipídica do cabelo, que é formada por ácidos graxos e mantém as cutículas fechadas.

A hidratação é a palavra-chave para cachos saudáveis e belos, e é mais fácil do que muitas pessoas pensam. Usar produtos de qualidade é muito importante, porém, é apenas uma parte da história.

Aprender como hidratar os cachos é, também, repensar alguns costumes. O uso de água quente para lavar os cabelos deve ser evitado, visto que a temperatura alta abre as cutículas dos fios, retirando a oleosidade natural e deixando o cabelo sem brilho.

A hidratação é um dos tipos de tratamentos capilares mais conhecidos e realizados. Ela serve para repor os líquidos dos fios, garantindo brilho e elasticidade para o cabelo.

A reconstrução consiste na reparação de fios danificados, como aqueles que passaram por tinturas, uso de chapinha e outros produtos químicos. Seus produtos realizam a reposição de proteínas importantes para o cabelo, deixando-o forte e encorpado.

O cronograma dura um mês, e em cada semana são realizadas três sessões de cuidados. É importante esperar 48 horas entre uma sessão e outra, para que os produtos sejam verdadeiramente aproveitados e não saturem o cabelo.

Ele irá depender da prioridade do tratamento.

3. Mantenha a hidratação em dia

A hidratação é a palavra-chave para cachos saudáveis e belos, e é mais fácil do que muitas pessoas pensam. Usar produtos de qualidade é muito importante, porém, é apenas uma parte da história.

Aprender como hidratar os cachos é, também, repensar alguns costumes. O uso de água quente para lavar os cabelos deve ser evitado, visto que a temperatura alta abre as cutículas dos fios, retirando a oleosidade natural e deixando o cabelo sem brilho.

4. Nunca desembarace com escovas

Os fios cacheados são frágeis e podem ser quebrados facilmente. Essa característica faz com que o uso de pentes de plástico e escovas não seja recomendado.

Ao invés deles, prefira pentes de madeira, e sempre desembarace o cabelo molhado. Esse tipo de pente retira os nós sem agredir as fibras e com maior facilidade, preservando a forma dos cachos, e é mais gentil com couros cabeludos sensíveis e fios finos. Eles também aumentam a circulação de sangue na região, o que melhora a hidratação e reduz a queda de cabelo.

5. Evite secar com toalha

O movimento de esfregão ao secar o cabelo com uma toalha tradicional aumenta o frizz e pode quebrar os fios. Mesmo sem esfregar, a composição da toalha é mais grossa e seu uso não é recomendado.

Uma solução prática e efetiva é utilizar uma camiseta de algodão, sempre limpa. Esse tecido absorve a umidade sem desmanchar os cachos.

A técnica de plopping também é recomendada. Com ela, os cachos ficam definidos e secos ao mesmo tempo, com um resultado ótimo.