O sonho dourado de ter fios claros requer dedicação. E para saber o caminho das pedras para manter o cabelo saudável e, consequentemente, bonito, é só seguir as nossas dicas de hoje.

– Evite alisamentos

As progressivas, botox, escovas definitivas são vilões pois formam um filme que impermeabiliza os fios. Isso faz com que a gente não consiga mais hidratar, tratar esse cabelo, uma vez que ele perde a capacidade de absorção de nutrientes. Por dentro, ele fica ressecado, sensibilizado, chega a ficar oco. Isso faz com que sofra muito com a química de descoloração e possa até quebrar.

– Realize um teste de mechas

Caso você caia em tentação e não consiga mesmo viver sem alisar os fios, a recomendação é sempre fazer um teste de mechas antes da química. Ele vai revelar se seu cabelo aguenta passar pelo processo sem se romper. Para isso, deve-se aplicar o produto alisante em uma pequena mecha, de preferência na parte de trás da cabeça, e fazer todo o procedimento de alisamento. Caso a mecha escolhida chegue ao final do processo sem se arrebentar, é sinal de que o cabelo está bem.

– Trate o cabelo em casa

Reveze o uso de uma máscara de reconstrução com uma de nutrição para suprir as necessidades dos fios. E também finalizar sempre com leave-in nutritivo e um óleo para garantir maleabilidade e brilho. Com essa dica, você não corre o risco de deixar o cabelo rígido pelo excesso de ingredientes reconstrutores.

– Use matizadores com moderação

Na hora de manter o tom longe do amarelamento e da oxidação tão comum às loiras, é bom usar um shampoo violeta suave. Mas não pode ser de cor muito intensa, como máscaras matizadoras. Elas têm pigmentos que depois são difíceis de serem eliminados na descoloração. Você pode usar uma vez por semana.