A pandemia de coronavírus fez com que diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença Covid-19 no Brasil fossem tomadas, e uma delas é a reclusão social, ou a quarentena. Nesse momento, atividades e dicas de beleza são fundamentais para manter o cuidado diário e aliviar tensões, transformando-se em um ritual terapêutico de relaxamento.

Para te ajudar a cuidar das madeixas durante esse período de quarentena, listamos quatro dicas fáceis de fazer e com resultados excelentes para o tratamento capilar caseiro.

Lavagem dos cabelos

É recomendado não lavar os cabelos com muita frequência, afinal a oleosidade natural dos fios é muito importante para a saúde dos cabelos. Intercale a rotina de lavagem entre um dia sim e outro não. É essencial que durante o banho todos os produtos aplicados, sendo shampoo e condicionador, sejam removidos com o enxágue.

Água morna e fria são as melhores amigas

Sempre que possível, tente evitar banhos quentes. A alta temperatura da água pode causar danos tanto na pele quanto nos cabelos, ressacando os fios e estimulando a oleosidade excessiva do couro cabeludo. Sempre enxague o cabelo com água morna ou fria. A temperatura mais baixa é responsável por fechar as cutículas dos fios, trazendo brilho e maciez ao cabelo.

  • Hidratação é a peça chave

O ressecamento dos fios pode gerar cabelos quebradiços, opacos, sem vida e pontas duplas. A falta de cuidados com os fios deixa a cutícula que protege a fibra capilar fragilizada, danificando sua estrutura e facilitando a perda de água e nutrientes. Para evitar e tratar o ressecamento, a dica é usar e abusar das máscaras de hidratação capilar. O ideal é aplicar uma vez por semana, ou mais vezes dependendo do seu cabelo e nível de necessidade.

Nutrição das mechas

Todos os tipos de cabelo precisam da nutrição, o que difere um tipo de outro é a frequência e o modo de aplicação. O ideal é que este procedimento seja realizado uma vez por semana ou de acordo com a necessidade dos fios. As máscaras de tratamento são as mais conhecidas para a nutrição dos fios, mas o que poucos sabem é que a umectação também é uma boa pedida. A umectação utiliza óleos vegetais, como o de coco, por exemplo, diretamente nos fios para a nutrição e reposição de hidratação. É um tratamento utilizado, principalmente, para cabelos mais ressecados, como os cacheados e crespos, e também por quem não tem muito tempo, já que pode ser realizado à noite.

Fica a dica: a nutrição não anula a hidratação e a reconstrução. Esses tratamentos têm objetivos diferentes, mas podem ser unidos em um cronograma capilar para melhorar ainda mais a saúde dos fios.