Também chamada de skin-fication, a prática chama a atenção para os cuidados com o couro cabeludo

Limpar, tonificar, hidratar e proteger. Se você é do time do skincare já sabe que esses são os quatro passos básicos de cuidados diários com o rosto, certo? Mas não é só a pele que precisa de carinho e atenção. Chamada de “skin-fication”, a prática, que está virando mania entre os apaixonados por beleza, sugere que passos como esfoliação e nutrição sejam levados também ao couro cabeludo para recuperar a vitalidade dos fios.

A hairstylist Bruna Nunes do Jacques Janine Jardins explica o be-a-bá para manter as madeixas saudáveis e fortes:

Como lavar os fios

O primeiro passo é entender que o couro cabeludo e os fios devem ser higienizados de formas diferentes. A pele do couro cabeludo deve receber o shampoo com movimentos circulares, usando a ponta dos dedos e não as unhas. Já os fios devem ser limpos indiretamente com a espuma do shampoo, que escorre por eles ao enxaguar e com o próprio condicionador, que não deixa de ser um agente de limpeza suave.  

Para essa limpeza é essencial usar a dupla shampoo e condicionador! O shampoo e condicionador são substâncias que só diferem na potência do agente de limpeza e do agente condicionante em sua fórmula, mas ambos contém as duas substâncias.

A frequência de lavagem por semana pode variar individualmente equivalente à produção de sebo pelas glândulas sebáceas. “Alguns estudos indicam que a frequência de lavagem no couro cabeludo negro pode ser de 1 vez por semana a 1 vez a cada 15 dias, por exemplo. Em termos populacionais, a lavagem em dias alternados é o que mais se adequa para a maior parte das pessoas”. Explica Bruna.

Use produtos para o seu tipo de cabelo

Outra informação importante é que cada shampoo respeita a característica do fio e do couro cabeludo para que foi criado. Por exemplo, o shampoo antioleosidade tem agentes de limpeza mais fortes, capazes de remover o excesso da produção de óleo da pele do couro cabeludo. Essa característica seria péssima se fosse aplicada em um couro cabeludo e fios submetidos a descoloração, que já são fragilizados e requerem agentes de limpeza suaves.

Alguns ingredientes contidos nesses produtos devem ser evitados, como os parabenos, uma vez que são os maiores responsáveis pelas alergias aos cosméticos.

Evite a quebra

Para evitar fios fracos e quebradiços a indicação é não aplicar o condicionador diretamente sobre eles, use apenas no comprimento e pontas, penteando os fios suavemente de baixo para cima. A elasticidade, que é a propriedade de o fio se esticar sem partir, reduz cerca de 30% quando os cabelos estão molhados, portanto, não puxe os fios com força ao penteá-los.

Esfolie

Sim, os cabelos também precisam de esfoliação. O recomendado é fazer esse processo no couro cabeludo, porque sendo pele, como em qualquer parte do corpo, haverá o acúmulo de células mortas que servem de material para proliferação bacteriana e fúngica, contribuindo para problemas como dermatite seborreica.

A esfoliação é contraindicada para pessoas com o couro cabeludo ferido ou irritado. Tirando essas exceções, ela pode ser feita em variados tipos de couro cabeludo, porém com frequências diferentes. Você pode esfoliar os fios, em média, uma vez na semana, mas isso varia de acordo com a produção de óleo e o uso de produtos finalizadores.

Hidrate bem

Na hidratação dos fios, use produtos ricos em lipídeos, agentes condicionantes e aminoácidos, que são componentes naturalmente encontrados nos fios e perdidos com danos térmicos e químicos.

Cabelos oleosos também precisam ser hidratados se os fios forem compridos e submetidos à processos químicos e calor. O que difere é que os agentes condicionantes serão mais leves e os veículos menos cremosos do que os usados em cabelos secos.